28 de janeiro, 2022
•
paivanunes
Quando falamos de planejamento urbano, o instrumento de política urbana brasileira de maior relevância é o plano diretor. É através deste planejamento que se promove o diálogo entre os aspectos territoriais e os objetivos da cidade.
O Plano Diretor visa promover a estrutura de uma cidade pensando nos fatores econômicos e ambientais, conduzindo um desenvolvimento mais sustentável e inclusivo. Fica ainda mais nítida a importância legal atribuída a esse instrumento uma vez que consideramos três fatores:
O plano diretor é uma lei municipal, elaborada pelo poder executivo (Prefeitura) aprovada pelo poder legislativo (Câmara de Vereadores). Ele atua em sentidos distintos, porém complementares:
Ou seja, as construções em uma cidade devem obedecer ao plano diretor do município. Ele que determina o tipo de imóvel pode ser construído em cada bairro. Evitando, assim, o crescimento desordenado.
Existem casos de construções irregulares de imóveis, inclusive, de alto padrão. Essas construções podem ocorrer em áreas de preservação ambiental, locais que estão em disputa judicial ou que ainda não foram regulamentados. Essa irregularidade impede a venda do imóvel. Além disso, o proprietário pode ser multado ou responder judicialmente pela construção.
Conte com a experiência dos advogados da Paiva Nunes & Filter. Deixe seu contato e um breve relato sobre seu problema para sabermos como poderemos ajudar.
Siga nas
redes sociais
Últimos posts
Está enfrentando dificuldades para recuperar a posse de sua propriedade? Conheça seus direitos! ...
11 de julho, 2024
Mais uma vez, a Paiva Nunes & Filter é reconhecida como o escritório mais admirado na categoria Di...
11 de junho, 2024
Dr. Rafael Paiva Nunes participa do maior evento de multipropriedade e timeshare da América do Sul,...
23 de maio, 2024