Voltar e ver outros artigos

Reforma no apartamento – O que diz a NBR 16.280 sobre as obrigações do condômino e do síndico

11 de maio, 2022

paivanunes

A NBR 16.280, estipulada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), estabelece a obrigação do condômino em informar ao síndico do condomínio qualquer alteração no imóvel. Ainda assim, nem sempre isso acontece na prática. Muitas vezes, o proprietário, por se tratar de sua unidade, acredita que está livre para efetuar alterações no espaço. No entanto, é preciso salientar que até mesmo pequenas mudanças podem causar impacto na estrutura da edificação.

Sendo assim, a intenção da medida é garantir a segurança da obra, visto que qualquer problema estrutural pode vir a comprometer a segurança e a integridade de todos os moradores. É importante lembrar que um comunicado formal sobre a obra e os documentos necessários devem ser enviados ao síndico antes do início de qualquer atividade.

* Obrigações do condômino (documentos e informações que deve apresentar):

–  Termo de responsabilidade;

– Plano de Reformas, Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT);

– Planta com as alterações a serem realizadas.

– Cronograma detalhando o que será feito na obra, o tempo estimado para a conclusão e a lista das pessoas que irão trabalhar na obra.

* Obrigações do síndico:

O síndico é o responsável pela aprovação da documentação apresentada pelo condômino, autorizando a execução da reforma. Assim, é seu dever fiscalizar a obra e verificar se está sendo realizada exatamente de acordo com o que consta da documentação apresentada. Caso a execução esteja em desacordo com o previsto, o síndico deverá tomar as seguintes providências:

– Notificar o condômino;

– Aplicar multa, se prevista no regulamento;

-Proibir a entrada de materiais e dos prestadores de serviço até que a obra seja regularizada;

-Registrar a irregularidade na delegacia de polícia, caso entenda necessário;

– Embargar judicialmente a obra, visando a respectiva regularização e prevenindo, assim, eventuais responsabilidades que possam lhe ser atribuídas.

Assim que a obra for concluída, o síndico deverá realizar uma vistoria, para se certificar do que foi efetivamente realizado e do estado em que se apresenta o imóvel, exigindo do condômino a entrega de um termo de encerramento.

Caso o condômino não comunique a sua intenção de realizar a reforma ou não apresente a documentação necessária, deverá o síndico verificar na Convenção do Condomínio se existe alguma punição a ser aplicada, podendo denunciar a obra na prefeitura e tomar as providências acima mencionadas.

 

Fale com um
especialista

Conte com a experiência dos advogados da Paiva Nunes. Deixe seu contato e um breve relato sobre seu problema para sabermos como poderemos ajudar.